DELTA home

Madeiras comerciais

H.G. Richter e M.J. Dallwitz

Introdução

Esta base de dados contém descrições e um sistema interativo de identificação para madeiras folhosas, comuns no comércio internacional, que ocorrem em todas as principais regiões florestais do mundo. O ¨pacote¨ é projetado primeiramente para uso por pesquisadores em ciência da madeira e da floresta, e por instituições de ensino que atuem com anatomía e identificação de madeiras.

O ¨pacote¨ foi elaborado e está sendo mantido no "Thünen-Institut für Holzforschung", Hamburgo, Alemanha, como uma base de dados no formato DELTA (Dallwitz 1980; Dallwitz, Paine e Zurcher 1993). Ele foi criado com a intenção de facilitar a identificação das madeiras comerciais e a obtençaõ de informação sobre a sua estrutura anatômica, para uso por profissionais e instituições que não tenham uma boa xiloteca institucional à sua disposição.

Presentemente a base de dados contem descrições codificadas de perto de 400 táxons, a grande maioria deles madeiras comerciais. Os carateres e notas acompanhantes seguem a lista de IAWA de Caráteres Microscópicos para a Identificação de Madeiras Folhosas (IAWA 1989, ver a IAWA página web), à exceção de alguns carateres adicionais não contidos nesta lista. Aproximadamente 75% dos carateres são ilustrados, bem como todas as madeiras incluidas na base de dados. A versão publicada na Internet permanecerá como uma versão teste, pois é sabido que sempre haverá a necessidade de adicionar informações textuais e gráficas, conforme se apresentem as necessidades de complementação e atualização, bem como o tempo assim o permita.

A identificação e a consulta dos dados podem ser conduzidas em cinco línguas, a saber: alemão, espanhol, francês, inglês, e português.

O ¨pacote¨ interativo de identificação e obtenção de informações usa o programa Intkey (Dallwitz, Paine e Zurcher 1995, 2000), disponível gratuitamente, e permite o acesso conveniente e flexível à maioria das informações contidas na base de dados DELTA.

O que é novo na versão 2015?

- A nomenclatura botânica em constante mudança foi atualizada.

- Cerca de 30 madeiras comerciais suplementares foram descritas e ilustradas, especialmente aqueles que são processadas para os produtos importados do Extremo Oriente.

- Imagens macroscópcas (seção transversal aproximadamente 10x, e superficies longitudinais em tamanho natural) disponíveis a partir de outros bancos de dados foram incorporadas.

- Graças às muitas indicações de usuários dedicados do banco de dados, erros de ortografía foram eliminados e melhoramentos na codificação dos caracteres feitos.


Conteudo